Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/vhosts/gastroplastia.6te.net/forum/includes/bbcode.php on line 483

Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/vhosts/gastroplastia.6te.net/forum/includes/bbcode.php on line 379
:: Gastroplastia.cjb.net :: • Exibir tópico - Alimentação à base de alimentos funcionais

Alimentação à base de alimentos funcionais

Todas as dietas e dicas de emagrecimento poderão ser postasdas neste fórum.

Alimentação à base de alimentos funcionais

Mensagempor André Rodrigues » Sex Abr 30, 2010 10:42

Alimentação à base de alimentos funcionais


Imagem


Alimento funcional é aquele semelhante em aparência ao alimento convencional, consumido como parte de uma alimentação normal, capaz de produzir efeitos metabólicos ou fisiológicos desejáveis na manutenção da saúde.

O consumo destes alimentos promovem efeitos benéficos à saúde, como retardo de doenças crônicas, melhora na qualidade e na expectativa de vida das pessoas.

Esses efeitos vão além da função meramente nutricional que é de fornecer energia e nutrientes essenciais em quantidades equilibradas, para a promoção do crescimento normal e evitar desequilíbrios nutricionais.

Conheça alguns alimentos funcionais:

:arrow: Arroz integral: por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico, ajuda a manter os níveis de insulina mais estáveis, reduzindo os picos de fome e diminuindo os riscos de diabetes gestacional. É riquíssimo em fibras, vitaminas e minerais.

:arrow: Abóbora: ótima fonte de betacaroteno, minerais e curcubicina, substância que mantém os hormônios femininos mais equilibrados. O betacaroteno se transforma em vitamina A no organismo, deixando a pele mais bonita e fortalecendo o sistema de defesa. Pode ser consumida à vontade, pois seu valor calórico é baixo e, por ser boa fonte de fibras, oferece grande poder de saciedade. Outro legume rico em fitoquímicos importantes para manter o equilíbrio hormonal é o inhame.

:arrow: Brócolis: Tem tantas qualidades que é chamado de alimento funcional, recomendado para combater doenças. É um dos campeões em bioflavonóides e outros antioxidantes que impedem as células de crescer de forma desorganizada, prevenindo tumores e o envelhecimento precoce. Também atenua o metabolismo do hormônio estrogênio, diminuindo os sintomas da TPM, como dores nos seios, e prevenindo o câncer de mama.

As folhas verdes em geral têm propriedades semelhantes às do brócolis: contêm altos índices de clorofila, que impede a absorção das substâncias químicas dos alimentos, funcionando como limpadora natural do organismo.

:arrow: Peixe: excelente fonte de proteínas e é rico em ácidos graxos, importantes para o desenvolvimento e crescimento do bebê. O consumo constante, de duas a três vezes por semana, reduz o risco de doenças cardiovasculares, hipertensão e inflamações. A sardinha, o salmão, a cavala e o arenque são ricos em ômega 3, um ácido graxo importante para a formação do cérebro do bebê.

:arrow: Aveia e farelo de aveia: são ricos em proteínas, cálcio, ferro e vitamina E, além de conter fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino (previnem a prisão de ventre), no controle dos níveis de colesterol e da diabetes, na manutenção da pressão arterial mais baixa e no controle do ganho de peso, já que garante saciedade. A grande vantagem do farelo é que, além de contar com as mesmas qualidades nutricionais da aveia, nosso organismo só absorve 15% das suas calorias.

:arrow: Iogurte: ótima fonte de proteína que contém microorganismos capazes de estimular o sistema imunológico, o que afasta o risco de doenças oportunistas. Além disso, é riquíssimo em nutrientes, como a vitamina B12, os aminoácidos -- imbatíveis na briga contra a anemia -- e o cálcio, mineral que fortalece os seus ossos e os do bebê. O iogurte ajuda a regular a flora intestinal, eliminando microorganismos que causam desarranjos intestinais, combate a prisão de ventre e tem a digestão mais fácil que o leite.

:arrow: Frutas oleaginosas (castanha do pará, amendoim e amêndoas): são ricas em ácidos graxos, ótimas fontes de proteína vegetal, fibras, vitaminas (E e ácido fólico), minerais (cálcio, ferro, potássio, zinco e selênio), e fitoquímicos como o resveratrol, antioxidante capaz de reduzir os riscos de câncer e doenças cardiovasculares. Auxiliam na perda de peso, pois são ricas em gorduras monoinsaturadas, responsáveis por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras, além de serem ótimas moderadoras de apetite.

:arrow: Cogumelos: todos os tipos comestíveis (champignon, shitake, shimeji ou funghi) têm alto teor de proteína e pouquíssimas calorias. Estudos apontam que o shitake, tão comum nos restaurantes japoneses e hoje nos grandes supermercados, contém uma substância, batizada de lentinan, que aumenta as defesas do organismo e combate o vírus da gripe. Também auxilia na redução do colesterol e no controle da pressão arterial.

Falando em ervas terapêuticas...

:arrow: Alecrim: Fundamental para a digestão. Forma uma camada protetora na parede do estomago evitando gastrites e melhorando e acelerando o processo digestivo. Diminui muito a formação de gases e aumenta a disposição. Deve-se evitar o uso em pessoas com pressão alta.
Avatar do usuário
André Rodrigues
Administrador
 
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 09:56
Localização: Americana / SP

Voltar para Dietas e Dicas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron
Free Web Hosting