Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/vhosts/gastroplastia.6te.net/forum/includes/bbcode.php on line 483
:: Gastroplastia.cjb.net :: • Exibir tópico - Gastroplastia, Cirurgia Bariátrica, Redução do Estomâgo...

Gastroplastia, Cirurgia Bariátrica, Redução do Estomâgo...

Tire suas dúvidas aqui, o pessoal terá prazer em responde-la.

Gastroplastia, Cirurgia Bariátrica, Redução do Estomâgo...

Mensagempor André Rodrigues » Sáb Jan 30, 2010 10:36

Gastroplastia, Cirurgia Bariátrica, Redução do Estômago...

Gastroplastia , também chamada de Cirurgia Bariátrica, Cirurgia da Obesidade ou ainda de Cirurgia de redução do estômago, é, literalmente, a plástica do estômago (gastro = estômago, plastia = plástica).

É uma cirurgia realizada em pessoas com o peso muito acima do ideal, os chamados obesos mórbidos.


Indicações gerais para cirurgia bariátrica segundo OMS

:arrow: Pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 40 Kg/m².

:arrow: Pessoas com Índice de Massa Corpórea (IMC) entre 35 e 40 Kg/m², que apresentem doenças associadas a obesidade como diabetes, hipetensão, apnéia do sono, dislipidemia e artropatias.


Classificação da Obesidade

A classificação da obesidade é de acordo com o IMC =(Peso/altura²) O aumento de peso atualmente está divido em:

18,5-24,9 - IMC adequado
25,0-29,9 - Sobrepeso
30,0-34,9 - Obesidade Leve
35,0-39,9 - Obesidade Moderada
40,0-49,9 - Obeso Mórbido
50,0-59,9 - Super Obeso
> de 60,0 - Super Super Obeso


Tipos de cirurgias

O tratamento clínico é escolha em pacientes com sobrepeso e obesidade leve (IMC entre 30-34,9 Kg/m²). Hoje está estabelecido que o tratamento cirúrgico está indicado em pacientes definidos com obesidade mórbida (IMC > 35 Kg/m²) que tenham co-morbidades como apnéia do sono, hipertensão, diabetes mellito, dislipidemia, artropatias e apnéia do sono ou aqueles pacientes com IMC > 40 Kg/m² independente de haver co-morbidades ou não. Isso porque já foi evidenciado que existe um risco muito maior do paciente morrer por complicações clínicas relacionadas à obesidade do que morrer com a realização da cirurgia e os benefícios que ela traz.

A mortalidade por cirurgia bariátrica laparoscópica em 2009 é 0,3%

Estudos vão ainda mais longe demonstrando que o risco de morte em pacientes obesos submetidos à cirurgia bariátrica é 35% menor do que aqueles que seguem tentando realizar somente tratamentos clínico com IMC > 35 Kg/m² com co-morbidades ou IMC>40 Kg/m²


Tipo de mecanismo das cirurgias bariátricas

:arrow: Totalmente Restritivos - Causam restrição do estômago. Banda Gástrica Ajustável, Cirurgia de Mason e Cirurgia de Sleeve;

:arrow: Mistos e Predominantemente restritivos: os desvios gástricos como o Bypass Gástrico com e sem anel;

:arrow: Mistos e Predominantemente disabsortivos: as derivações bileopancreáticas (Duodenal Switch, Scopinaro);

:arrow: Totalmente disabsortivo - Bypass Jejuno-Ileal (essa cirurgia foi proibida por complicações relacionadas à alça exclusa);


Os tipos de cirurgias bariátricas mais freqüentemente realizados segundo Kawahara são:

A técnica mais conhecida e estudada é a chamada Cirurgia de Bypass em Y de Roux. A cirurgia inicia com uma videolaparoscopia. Na sequência, os procedimentos são idênticos. O estômago, que tem capacidade para cerca de dois litros é seccionado com um grampeador cirúrgico de maneira a se obter um novo estômago com capacidade para apenas 15-30ml. Uma alça intestinal é anastomosada ao novo estômago para permitir a saída e a absorção dos alimentos que é chamada anastomose gastrojejunal. O funcionamento da cirurgia é através da restrição da ingestão de alimentos, e em menor parte por disabsorção, uma vez que cerca de 150 cm de intestino delgado são desviados (técnica mista - predominantemente restritiva). O emagrecimento acentuado pode requerer cirurgias plásticas para a retirada do excesso de pele.

Um outro grupo de cirurgias para redução de peso é o das cirurgias chamadas "predominantemente disabsortivas" e as principais representantes deste grupo são as realizadas pela técnica de Scopinaro e o "Duodenal Switch". O paciente pode apresentar diarréia ao ingerir alimentos gordurosos e ter desnutrição proteica sobretudo no Scopinaro. Tanto o Scopinaro quanto o Duodenal Switch podem ser feitos por laparoscopia.

Em todas as técnicas, o paciente precisa ser acompanhado de perto por uma equipe especializada multidisciplinar e receber suplementos de vitamina B12, Cálcio e polivitamínicos.

Fonte: Wikipédia
Avatar do usuário
André Rodrigues
Administrador
 
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 09:56
Localização: Americana / SP

Re: Gastroplastia, Cirurgia Bariátrica, Redução do Estomâgo...

Mensagempor André Rodrigues » Sáb Jan 30, 2010 11:36

TIPOS DE CIRURGIA

:arrow: SLEEVE GÁSTRICO

A solução provisória em doentes de alto risco cirúrgico para cirurgia de duodenal “switch” proposta por Dr. Michel Gagner de realizar o tratamento cirúrgico em dois tempo, sendo o primeiro tempo somente a gastrectomia e a cirurgia intestinal num segundo tempo operatório após melhoria da condição física do doente, permitiu assistir à solução eficaz da gastrectomia vertical em cerca de 50% dos doentes.

O sleeve gástrico torna-se eficaz pela componente restritiva da operação e também pela queda de produção da hormona grelina o que facilita a aderência aos regimes alimentares devido à diminuição do apetite.

Imagem
Avatar do usuário
André Rodrigues
Administrador
 
Mensagens: 63
Registrado em: Seg Jan 04, 2010 09:56
Localização: Americana / SP


Voltar para Dúvidas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron
Free Web Hosting